Sem sombra de dúvidas, a gestão eficaz dos fornecedores é vital para a farmácia hospitalar. Afinal, a aquisição de medicamentos e insumos é uma das engrenagens primordiais do setor, impactando diretamente a qualidade do cuidado aos pacientes.
Explorar o “o que, quando e quanto comprar” é apenas o começo. Aprofundar-se no “como comprar” é o diferencial que otimiza a gestão financeira e a qualidade dos medicamentos disponíveis.
Por isso, é importante considerar alguns pontos-chaves a serem considerados na gestão de fornecedores na farmácia hospitalar. Conheça os principais!
8 pontos para garantir uma gestão de fornecedores eficiente na farmácia hospitalar
Para a seleção criteriosa de fornecedores para uma farmácia hospitalar, recomenda-se considerar alguns pontos. São eles:
1. Capacidade de fornecimento e qualidade dos insumos
Avaliar a capacidade do fornecedor em prover produtos de qualidade que atendam aos requisitos específicos da farmácia hospitalar é crucial.
Lembre-se que certificar se os produtos estão em conformidade com normas e regulamentos de qualidade é fundamental para a segurança do paciente.
Entre outras certificações para indústria química, é interessante observar se o fornecedor segue as Boas Práticas de Fabricação (BPF), da Anvisa, e a ISO 9001.
2. Avaliação do comportamento e desempenho do fornecedor
Acompanhar e avaliar o desempenho do fornecedor desde o processo de compra até a utilização dos produtos é vital. Isso inclui:
- Cumprimento de prazos;
- Integridade dos produtos entregues;
- Suporte oferecido durante o uso;
- Facilidade de comunicação;
- Agilidade para solucionar os possíveis problemas que possam surgir.
3. Pós-venda e resolução de problemas
A disponibilidade do fornecedor para resolver problemas pós-venda é um diferencial. Então, isso deve ser considerado para escolher de quem a farmácia hospitalar vai comprar os insumos.
Portanto, é primordial assegurar que o fornecedor tem um sistema de notificação de farmacovigilância para reportar problemas técnicos ou desvios de qualidade.
4. Monitoramento por indicadores
Utilizar indicadores para monitorar e avaliar o desempenho dos fornecedores é interessante para ter resultados tangíveis para avaliação. Eles podem incluir:
- Pontualidade na entrega;
- Índices de reclamações;
- Conformidade com normas, entre outros itens.
5. Estabilidade financeira e solidez da empresa
Avaliar a estabilidade financeira do fornecedor é essencial para assegurar a continuidade do fornecimento.
Afinal, uma empresa sólida tende a ter menor probabilidade de interrupções no fornecimento de produtos químicos essenciais.
Ou seja, dificilmente um fornecedor que está há anos no mercado vai fechar as portas de uma hora para a outra e deixar a sua farmácia na mão.
6. Sustentabilidade e responsabilidade social
Deve-se considerar a postura ética e responsável do fornecedor em relação às práticas de sustentabilidade, responsabilidade social corporativa e preocupações ambientais.
Logo, é importante verificar se a empresa segue práticas de fabricação ecologicamente sustentáveis e políticas de responsabilidade social. Isso é imprescindível para garantir que a farmácia também siga esses valores.
7. Feedback e reputação no mercado
O comprador da farmácia pode pesquisar sobre a reputação do fornecedor no mercado. Isso pode ser feito por meio de:
- Avaliações de outros clientes;
- Busca de feedbacks sobre a qualidade dos produtos e serviços;
- Acesso às redes sociais, etc.
A ideia é que essa pesquisa ofereça uma visão mais clara sobre a confiabilidade e a satisfação dos clientes.
8. Flexibilidade e capacidade de adaptação
Os fornecedores com flexibilidade para se adaptar às necessidades específicas da farmácia hospitalar e que têm capacidade de oferecer soluções customizadas podem agregar valor significativo à parceria.
De tal maneira, facilita a resolução de desafios específicos do ambiente hospitalar, garantindo a eficiência do estabelecimento de saúde.
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